mais detailhes sobre as actividades

Meditações activas do Osho

A partir da nossa experiência na India, as meditações OSHO facilitam o acesso a uma verdade e ao silêncio mais profundo no interior de cada um que as pratica.
Os movimentos das meditações ativas são um processo natural de entrega para afastar as tensões entre o corpo e a mente.

As meditações ativas segundo Osho são exercìcios fáceis. Iniciam com movimentos simples e terminam com um estágio de silêncio. O movimento desperta a energia do corpo, liberta bloqueios, cria espaço. No final, em silêncio, observamos o corpo, as emoções, os pensamentos. A proposta é não fazermos julgamento sobre nós, nem pensar em transformações. Apenas relaxar e aceitar o que se é. Libertar as tensões há muito tempo acumuladas e reencontrar a interminável energia de amor e luz que dispomos, para lá da nossa condição física.
Apesar de estarmos recolhidos durante as meditações, recebemos energia do grupo. Esta energia reforça a nossa experiência e apoia todo o processo.

Meditação Tribal com Harida e Mansoor (Sexta Feira 11.30h)

Inspirados nas meditações desenvolvidas por OSHO e em experiências de cura xamânica, Rupesh e Harida criaram esta poderosa dança meditativa, composta por quatro etapas.
A primeira, intitulada “Ritmo da Água”, propõe a comunicação com a energia do elemento Água. O corpo flui e desliza, acompanhando o caudal da música, pleno de sensualidade.
O passo seguinte é a ligação ao elemento Terra. Sentir o centro de poder e a força que possuí.
A terceira etapa é uma dança ardente, cheia de energia, é a ligação ao elemento Fogo. É a livre expressão, sem limite.
Na quarta etapa, relaxe. A energia despertada durante a meditação incorpora-se. Surge a comunhão com o universo!

Meditação Nadabrahma com música ao vivo ( Sexta feira 15.30h)

Adaptada a partir da prática meditativa tibetana, ajuda a equilibrar o lado direito e o lado esquerdo do cérebro. Trabalha os chacras da garganta e do coração.
Durante a meia hora inicial produz-se um som de zumbido, subtil vibração que oxigena as células. O som torna-se cada vez mais profundo, penetrando no espaço interior do corpo e eliminando as tensões acumuladas. Seguem-se movimentos de dar e receber energia do grupo. Por fim, em silêncio, observamo-nos – o corpo, a mente, as emoções.

No Dimensions com Nartan (Domingo 11.30h)

This meditation is a powerful method for centering one’s energy in the hara – the area just below the navel. It is based on a Sufi technique of movements for awareness and integration of the body. Because it is a Sufi meditation, it is free and non-serious.
The music, created especially for this meditation, begins slowly and gradually becomes faster and faster as an uplifting force. Using the breath and a series of coordinated body movements followed by whirling, your energy becomes centered in the hara, the chakra that holds our “life energy”.
From there we can watch the thoughst and emotions and experience awareness and wholeness – the body moving in all directions, the center still, unmoving.

Heart Dance com Pratibha (Sabado 11.30h)

A Heart Dance é simplesmente um espaço para estar presente, aqui e agora, em amor, em contacto connosco e com o outro… em proximidade, experienciando a verdade que somos, em luz e amor.
A música transporta-nos. Uma canção simples, uma coreografia fácil e a magia acontece: caímos no silêncio…despertamos. Deixa o teu coração cantar. É isto que amo e que amo partilhar contigo.

A Heart Dance é uma combinação de cantiga e movimento, ao som de música ao vivo. Usam-se músicas e cantares de todo o mundo ou apenas o som da voz. Não é necessária qualquer experiência em cantar ou dançar para participar.

TRE com Moumina ( Sexta feira 15.30h)

Neste workshop iremos praticar TRE, (Exercicios de Libertação de Tensões e Traumas). Estes são alguns exercicios simples e fáceis que são maravilhosas ferramentas para ajudar o corpo a libertar a fundo,padrões crónicos .
Na meditação Kundalini,OSHO descreve o tremer que acontece por si próprio.O objectivo deste exercicio é redescobrir esta capacidade instintiva do corpo a tremer.Ao mesmo tempo aprendes como regular isso para que possas relaxar e estar confortável.
Os tremores são profundamente naturais e libertam tensão e trauma guardados no corpo. Eles trabalham num nivel fisico de maneira que não envolve libertação de dor emocional ou psicológica.Na realidade esta pratica acrescenta a nossa capacidade de prazer e relaxamento.
Uma vez aprendidos os exercicios,e sentindo-se e permitindo-se ao tremor,deixas que o corpo faça a sua própria cura e limpeza.

ENG: These are a set of simple and easy exercises
that are an amazing tool for helping the body let go of deep, chronic patterns.
In Kundalini meditation Osho described a shaking that happens by itself. The goal of these exercises is to reawaken this instinctive capacity of the body to shake or tremor. At the same time you learn how to regulate it so that you can stay relaxed and comfortable.
The tremors are deeply natural and release tension and trauma held in the body. They work on a physical level so do not involve reliving emotional or psychological pain. In fact they increase our capacity for pleasure and relaxation. Once you have learnt the exercises, and can feel and allow the tremors, you just let the body do its own healing and clearing out.

Circulo das mulheres e dos homens com Deva Shamim e Ashik ( Sabado 15.30 h)

O Círculo de Mulheres será guiado por Shamim e o Circulo de Homens por Ashik.

Na 1ª parte o Círculos acontecem separadamente e numa 2ª parte uniremos os Circulos Feminino e Masculino em Divina União e Celebração. 
Reconhecendo-nos com Espelhos de Vida que juntos se Recordam, Curam e Transformam, manifestando assim uma nova Visão de Mulheres e Homens Conscientes nesta Terra que habitamos. 
Uma oportunidade de experimentar um espaço de Partilha mais Verdadeiro e Harmonioso entre Homens e Mulheres.

SAGRADO FEMININO 
Seguimos a energia do momento, a Primavera, e ativaremos o nosso Sagrado Fogo Interior que nos abre para um Novo Ciclo de Vida que começa mais Vibrante e Pleno!
Criaremos um espaço seguro onde as Mulheres possam partilhar e Conectar Profundamente com as suas semelhantes.

SAGRADO MASCULINO
 Criar irmandade, criar verdade, criar intimidade num espaço de liberdade e de bem estar entre irmãos.
Vai ser através da fala, da partilha no circulo dos homens e do movimento e do som e de musica. 
Vivenciar o momento presente do que são perante os outros homens deixando cair o escudo protetor e abrindo espaço para a luz e a revelação e da beleza de cada um.
Deixar cair todas as máscaras ligadas à competição que está presente em todos os sistemas de crenças do masculino em todas as culturas pelo mundo.
A criação deste espaço entre todos os homens abre muito mais espaço em todas as relações com todos os seres humanos e com a natureza, e o resgatar da natureza e dos valores essenciais à vida é o caminho para os homens se encontrarem em si mesmos na Sagrada União em aceitação.

Recordando que estando integrados no Osho Festival, a energia vai sendo criada em conjunto em cada meditação, concerto e atividade ao longo do dia de sábado. 
Se puderes juntar-te em todo o festival melhor pois poderemos aprofundar meditar e celebrar juntos, se puderes apenas ir aos Círculos também serás muito bemvindo!

Tantra e Intimidade com Ashik (Segunda feira 15.30h)

A partir da abertura do coração, na consciência do corpo, reconhecido o divino, vem sentir a energia Tantrica de forma segura e amorosa. Em sinonia com a mãe terra, em aceitação no coração, na consiência do sagrado, em presença.
Consciente das polaridades masculinas e feminina dentro de nós e conectados com o outro tornamos nos mais cientes de nós mesmos, aprofundando o nosso relacionamento com o nosso corpo, alma e emoções.
A partir de um estado de relaxamento e sensibilidade, o corpoestá aberto para meditar, o nosso estado de consciência expande-se e vive mais profundamente o relacionamento com nós num ambiente de descoberta.
Celebramos!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s