mais detailhes sobre as actividades

Meditações activas do Osho

A partir da nossa experiência na India, as meditações OSHO facilitam o acesso a uma verdade e ao silêncio mais profundo no interior de cada um que as pratica.
Os movimentos das meditações ativas são um processo natural de entrega para afastar as tensões entre o corpo e a mente.

As meditações ativas segundo Osho são exercìcios fáceis. Iniciam com movimentos simples e terminam com um estágio de silêncio. O movimento desperta a energia do corpo, liberta bloqueios, cria espaço. No final, em silêncio, observamos o corpo, as emoções, os pensamentos. A proposta é não fazermos julgamento sobre nós, nem pensar em transformações. Apenas relaxar e aceitar o que se é. Libertar as tensões há muito tempo acumuladas e reencontrar a interminável energia de amor e luz que dispomos, para lá da nossa condição física.
Apesar de estarmos recolhidos durante as meditações, recebemos energia do grupo. Esta energia reforça a nossa experiência e apoia todo o processo.

Meditação Tribal com Harida e Carlos (Sabado 11h)

Inspirados nas meditações desenvolvidas por OSHO e em experiências de cura xamânica, Rupesh e Harida criaram esta poderosa dança meditativa, composta por quatro etapas.
A primeira, intitulada “Ritmo da Água”, propõe a comunicação com a energia do elemento Água. O corpo flui e desliza, acompanhando o caudal da música, pleno de sensualidade.
O passo seguinte é a ligação ao elemento Terra. Sentir o centro de poder e a força que possuí.
A terceira etapa é uma dança ardente, cheia de energia, é a ligação ao elemento Fogo. É a livre expressão, sem limite.
Na quarta etapa, relaxe. A energia despertada durante a meditação incorpora-se. Surge a comunhão com o universo!

Laughing Buddhas – Yoga de Riso com Agni ( Sabado 12.30h)

Experimentaremos um método que nos liga ao nosso riso interior e é benéfico para diminuir o stress, tensões, medos, inibições e toda a programação neurológica negativa.
Rir é um acto social e uma partilha de alegria e felicidade.
Rir ajuda a superar situações quotidianas duma forma saudável, a fortalecer laços afectivos e a desbloquear emoções, contribuindo muito para o equilíbrio, a criatividade, a produtividade de cada um, sem falar na satisfação e boa disposição

Meditação Nadabrahma com música ao vivo ( Sabado 15.30h)

Adaptada a partir da prática meditativa tibetana, ajuda a equilibrar o lado direito e o lado esquerdo do cérebro. Trabalha os chacras da garganta e do coração.
Durante a meia hora inicial produz-se um som de zumbido, subtil vibração que oxigena as células. O som torna-se cada vez mais profundo, penetrando no espaço interior do corpo e eliminando as tensões acumuladas. Seguem-se movimentos de dar e receber energia do grupo. Por fim, em silêncio, observamo-nos – o corpo, a mente, as emoções.

Heart Dance com Pratibha (Sabado 17h)

A Heart Dance é simplesmente um espaço para estar presente, aqui e agora, em amor, em contacto connosco e com o outro… em proximidade, experienciando a verdade que somos, em luz e amor.
A música transporta-nos. Uma canção simples, uma coreografia fácil e a magia acontece: caímos no silêncio…despertamos. Deixa o teu coração cantar. É isto que amo e que amo partilhar contigo.

A Heart Dance é uma combinação de cantiga e movimento, ao som de música ao vivo. Usam-se músicas e cantares de todo o mundo ou apenas o som da voz. Não é necessária qualquer experiência em cantar ou dançar para participar.

Circulo Sagrado das mulheres e homens com Deva Shamim e Ashik  ( Sabado 21 h)

O Círculo de Mulheres será guiado por Shamim e o Circulo de Homens por Ashik.

Na 1ª parte o Círculos acontecem separadamente e numa 2ª parte uniremos os Circulos Feminino e Masculino em Divina União e Celebração. 
Reconhecendo-nos com Espelhos de Vida que juntos se Recordam, Curam e Transformam, manifestando assim uma nova Visão de Mulheres e Homens Conscientes nesta Terra que habitamos. 
Uma oportunidade de experimentar um espaço de Partilha mais Verdadeiro e Harmonioso entre Homens e Mulheres.

SAGRADO FEMININO 
Seguimos a energia do momento, a Primavera, e ativaremos o nosso Sagrado Fogo Interior que nos abre para um Novo Ciclo de Vida que começa mais Vibrante e Pleno!
Criaremos um espaço seguro onde as Mulheres possam partilhar e Conectar Profundamente com as suas semelhantes.

SAGRADO MASCULINO
 Criar irmandade, criar verdade, criar intimidade num espaço de liberdade e de bem estar entre irmãos.
Vai ser através da fala, da partilha no circulo dos homens e do movimento e do som e de musica. 
Vivenciar o momento presente do que são perante os outros homens deixando cair o escudo protetor e abrindo espaço para a luz e a revelação e da beleza de cada um.
Deixar cair todas as máscaras ligadas à competição que está presente em todos os sistemas de crenças do masculino em todas as culturas pelo mundo.
A criação deste espaço entre todos os homens abre muito mais espaço em todas as relações com todos os seres humanos e com a natureza, e o resgatar da natureza e dos valores essenciais à vida é o caminho para os homens se encontrarem em si mesmos na Sagrada União em aceitação.

Recordando que estando integrados no Osho Festival, a energia vai sendo criada em conjunto em cada meditação, concerto e atividade ao longo do dia de sábado. 
Se puderes juntar-te em todo o festival melhor pois poderemos aprofundar meditar e celebrar juntos, se puderes apenas ir aos Círculos também serás muito bemvindo!

Meditação do Coração (Domingo 11.30h)

A Meditação Chakra do Coração é um exercício com base na tradição sufi, que remonta a centenas de anos atrás.
É um simples exercício meditativo de respiração e movimento em direção aos quatro pontos cardeais, que ajuda a aliviar a tensão interior, permitindo que a energia sensível e amorosa do coração volte a fluir livremente.
No momento em que te preenches com esta amorosidade, vais querer partilhar com os outros, pois há um transbordamento desta energia.
O chakra do coração é o chakra de ligação de todos os outros chakras. Quando o chakra do coração está aberto, todas as energias podem fluir livremente. Não há bloqueios internos e sentimo-nos profundamente unidos ao nosso Eu Interno, à Criação, ao UM, ao TODO.

Tantra como Meditação com Ashik (domingo 15h)

A partir da abertura do coração, na consciência do corpo, reconhecido o divino, vem sentir a energia Tantrica de forma segura e amorosa. Em sinonia com a mãe terra, em aceitação no coração, na consiência do sagrado, em presença.
Consciente das polaridades masculinas e feminina dentro de nós e conectados com o outro tornamos nos mais cientes de nós mesmos, aprofundando o nosso relacionamento com o nosso corpo, alma e emoções.
A partir de um estado de relaxamento e sensibilidade, o corpoestá aberto para meditar, o nosso estado de consciência expande-se e vive mais profundamente o relacionamento com nós num ambiente de descoberta.
Celebramos!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s